Gato preto, passar debaixo de escadas, blá, blá, blá... Muitas coisas são amuletos de azar em todas as sextas feiras 13. Mas como surgiu esse mito? Será que realmente há alguma ligação do azar com a data?

Os Templários eram um clã de homens muito poderosos. Até mesmo o Papa Inocêncio II publicou uma “bula papal” que concedia aos cavaleiros privilégios ilimitados e até isenção das jurisdições episcopais, ou seja, eles tinham autonomia e independência sobre qualquer reinado e ordem religiosa, assim, esses caras ficaram ricos e tinham uma influencia absurda sobre toda a Europa.
![]() |
BAPHOMETH. Apesar da ausência de beleza, nada tem a ver com demônios. |
Só que os Templários eram muito misteriosos. Havia especulações de que o clã venerava o demônio, e outras coisas mais, porém não se sabe ao certo qual era o grande segredo dos cavaleiros templários. Alguns autores de hoje e da época, afirmam que eles criaram uma nova seita, onde era adorado o crânio de João, sim, aquele mesmo que batizou Jesus. Um tanto mórbido pra época. Já outras correntes afirmam que o grupo eram adoradores de Baphometh, uma figura com cabeça de bode e seios femininos que ilustra fertilidade, sabedoria, etc..., mas não se trata de algo muito belo e até hoje, a figura de Baphometh faz uma alusão ao diabo, o que não tem nada a ver. Outra teoria, e a mais atrativa hoje em dia, são de que os templários tinham a posse do Santo Graal, o cálice sagrado, que não era beeeeem um cálice mais sim os restos mortais de Maria Madalena ( que não era prostituta). A polêmica em cima disso, era que os Templários conheciam o grande segredo da Igreja: Jesus teria casado com Maria Madalena e tiveram uma filha batizada com o nome de Sarah, como ilustrado no livro O Código Da Vinci.
Segredos por segredos, o Papa Clemente V, resolveu acabar com a influencia dos Templários no inicio do século XIV. Trabalhando em conjunto com o rei Felipe IV da França, o Papa planejou destruir os Templários (coitadinhos) e tomar posse de todo seu tesouro e quem sabe evitar que eles manipulassem o Vaticano com seus segredos. O chefão da igreja então enviou ordens lacradas por toda a Europa para ser abertas simultaneamente por seus soldados na sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307.
Naquela sexta-feira 13 pela manhã ensolarada, as cartas foram abertas e revelou-se que os Templários eram uns sacanas: eram hereges, culpados de adoração ao “Coisa Ruim”, homossexualismo, desrespeito à cruz, sodomia e outras coisas não muito ortodoxas , tudo isso assinado pelo Papa. As ordens descritas nas cartas eram de purificar a Terra, aprisionando os Templários, torturando-os, e fazendo-os confessar sobre as heresias. Por fim, quem não morreu torturado foi morto queimado na fogueira como hereges.
A cultura moderna ainda conserva vestígios dessa tragédia fazendo uma alusão da sexta-feira 13, um dia de azar.
Teorias afirmam que os Templários que sobraram, firmaram uma nova seita secreta, e de acordo com as coincidências dos rituais e simbologia, talvez os novos Templários sejam os modernos Maçons.
E o gato preto? Bom, o pobre gatinho foi muito venerado por culturas pagã (religiões pré-cristãs que veneravam a natureza), assim como todos os seres naturais. Como os pagãos foram perseguidos até quase total extinção pela igreja Católica, ficou estipulado: tudo que fosse pagão seria pejorativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário